Introdução
O Plano Estratégico do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região para o sexênio 2021 – 2026 foi elaborado em conformidade com as determinações da Resolução nº 259/2020 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
O Plano Estratégico do TRT 10 está totalmente alinhado ao Plano Estratégico da Justiça do Trabalho, formalizado no Ato CSJT nº 34/2021, e à Estratégia Nacional do Poder Judiciário, estabelecida na Resolução nº 325/2020 do Conselho Nacional de Justiça, especialmente no que tange aos macrodesafios neles delineados.
O Plano Estratégico do TRT 10 é formulado e gerido com o auxílio da ferramenta Balanced Scorecard – BSC, mundialmente reconhecida por sua capacidade de facilitar o raciocínio estratégico e o monitoramento do avanço entre o que foi planejado, a execução do planejamento e os resultados alcançados.
As boas práticas do BSC preconizam a utilização de um instrumento acessório ao Plano Estratégico, o mapa estratégico, representação que serve para comunicar rapidamente a estratégia da organização, descrevendo, de forma gráfica, o conjunto de hipóteses de relação de causa e efeito entre os elementos estratégicos estabelecidos. Tratam-se de hipóteses porque são relações projetadas com base em uma previsão do futuro, que sempre pode se modificar.
Os elementos integrantes do Mapa Estratégico são a Missão, a Visão de Futuro, os Valores Organizacionais e os Objetivos Estratégicos.
Quanto à disposição dos elementos no Mapa Estratégico do TRT 10, na parte inferior do mapa estão organizados os objetivos estratégicos, em 3 perspectivas, de baixo para cima: Aprendizado e Crescimento (Condições de gestão), Processos Internos (Resultados da atividade finalística) e Sociedade (Resultados para o usuário dos serviços de justiça). Os objetivos são traçados a fim de impulsionar os elementos localizados na parte superior do mapa, em uma posição direcionadora de todo o esforço que se pretende empreender. Dessa forma, os objetivos devem alavancar o cumprimento da Missão da instituição, sendo balizados pelos Valores institucionais, na busca por alcançar a Visão de Futuro, que focaliza a entrega de resultados para a sociedade.
Em consonância com o Plano Estratégico da Justiça do Trabalho, para o primeiro ano de gestão são tidas como obrigatórias, integrantes desse plano, as sete metas nacionais aprovadas no XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em novembro de 2020. A partir de 2022, poderão ser incrementadas outras metas nacionais além das aprovadas anualmente.
Além dessas metas e seus respectivos indicadores, são adotados indicadores pertencentes à cesta de indicadores estratégicos da Justiça do Trabalho, como definido no Ato CSJT nº 34/2021.
Ainda, adicionaram-se alguns indicadores próprios, relevantes para o acompanhamento da estratégia do TRT 10.
A seguir, está demonstrado o Mapa Estratégico do TRT 10 e, mais adiante, estão descritos os elementos estratégicos.
Mapa Estratégico do TRT10
Missão
Conceito: declaração que sintetiza a essência, a razão de existir da organização, norteia a tomada de decisões, orienta a definição de objetivos e auxilia na escolha das estratégias.
Missão do TRT10: Realizar Justiça, no âmbito das relações de trabalho, contribuindo para a paz social e o fortalecimento da cidadania.
|
Visão de Futuro
Conceito: o que a organização pretende ser no futuro ao considerar as oportunidades futuras, as aspirações e o reconhecimento dos públicos interno e externo.
Visão de Futuro do TRT10: Ser reconhecido perante a sociedade como instrumento de justiça célere, efetiva e comprometida com a responsabilidade socioambiental e com a garantia dos direitos decorrentes das relações de trabalho, com a valorização das pessoas e da cultura da paz, gerando valor social.
|
Valores
Conceito: princípios compartilhados, convicções dominantes, elementos motivadores das ações das pessoas, os quais contribuem para a unidade e a coerência do trabalho.
Valores do TRT10:
|
Análise Organizacional
A análise organizacional foi feita através da matriz SWOT (FOFA em português), a qual consiste em método de análise de cenários para a tomada de decisões. Os itens abordados foram:
- Forças;
- Oportunidades;
- Fraquezas;
- Ameaças.
Você confere o resultado completo da Análise Organizacional feito no TRT 10 por meio do link.