Imprimir esta página
Terça, 27 Julho 2021 18:57

Objetivos Estratégicos

Conceito: fins a serem perseguidos pela organização para o cumprimento da missão e o alcance da visão de futuro.

 

1 - Fortalecer a comunicação e as parcerias institucionais

Aperfeiçoar os processos de comunicação com foco na divulgação e disseminação das competências institucionais, estratégias e políticas públicas implantadas, e resultados operativos da jurisdição trabalhista para todos os atores do sistema de justiça e sociedade, para fortalecer a transparência e a imagem da Justiça do Trabalho.

  • Alinhamento aos objetivos do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho: Fortalecer a comunicação e as parcerias institucionais.
  • Alinhamento aos macrodesafios do Poder Judiciário: Fortalecimento da relação institucional do Judiciário com a sociedade e Garantia dos Direitos Fundamentais.
  • Perspectiva: Sociedade.

 

2 - Promover o trabalho decente e a sustentabilidade

Promover o incentivo e o desenvolvimento das ações de responsabilidade socioambiental, de sustentabilidade e de direitos fundamentais, no âmbito da décima região trabalhista, seguindo os preceitos da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável preconizados pela ONU, inclusive no que diz respeito à promoção do trabalho decente e seguro, à erradicação do trabalho análogo ao de escravo e do trabalho infantil, e à promoção da inclusão em suas variadas vertentes.

  • Alinhamento aos objetivos do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho:  Promover o trabalho decente e a sustentabilidade.
  • Alinhamento aos macrodesafios do Poder Judiciário: Promoção da Sustentabilidade e Garantia dos Direitos Fundamentais.
  • Perspectiva: Sociedade.

          

3 - Garantir a duração razoável do processo

Materializar a razoável duração do processo em todas as suas fases, a fim de garantir a prestação jurisdicional efetiva e ágil, com segurança jurídica e procedimental na tramitação processual, reduzir o congestionamento de processos e elevar a eficiência na realização dos serviços judiciais e extrajudiciais. 

  • Alinhamento aos objetivos do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho:  Garantir a duração razoável do processo.
  • Alinhamento aos macrodesafios do Poder Judiciário: Agilidade e Produtividade na Prestação Jurisdicional.
  • Perspectiva: Processos Internos.

 

 

 4 - Promover a integridade e a transparência em relação aos atos de gestão praticados.

Promover mecanismos de integridade e transparência em relação aos atos de gestão praticados, garantindo-se o alinhamento das despesas de maior impacto orçamentário e da boa e regular aplicação dos recursos públicos à estratégia organizacional e às prioridades de gestão.

  • Alinhamento aos objetivos do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho:  Promover a integridade e a transparência em relação aos atos de gestão praticados.
  • Alinhamento aos macrodesafios do Poder Judiciário: Enfrentamento à Corrupção, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais.
  • Perspectiva: Processos Internos.

 

 

5 - Assegurar o tratamento adequado dos conflitos trabalhistas.

Proporcionar o desenvolvimento da cultura da paz, estimulando a aplicação de meios consensuais de solução de conflito, como a mediação e a conciliação, com vistas a consolidar a Política de Tratamento Adequada de Conflito de Interesses, prevista na Resolução CNJ n.º 125/2010 e na Resolução CSJT n.º 174/2016.

  • Alinhamento aos objetivos do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho:  Assegurar o tratamento adequado dos conflitos trabalhistas.
  • Alinhamento aos macrodesafios do Poder Judiciário: Prevenção de Litígio e Adoção de Soluções Consensuais Para os Conflitos.
  • Perspectiva: Processos Internos.

 

 

 6 - Garantir a efetividade do tratamento das demandas repetitivas

Garantir estrutura, sistemas de informação, processos de trabalho padronizados, bem como pessoal qualificado para o tratamento e solução das demandas judiciais seriadas, visando alcançar maior segurança jurídica, economia processual e racionalidade administrativa na gestão judiciária. 

  • Alinhamento aos objetivos do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho: Garantir a efetividade do tratamento das demandas repetitivas.
  • Alinhamento aos macrodesafios do Poder Judiciário: Consolidação dos Sistemas de Precedentes Obrigatórios.
  • Perspectiva: Processos Internos.

 

 

7 - Aperfeiçoar a Governança, a Gestão Estratégica e a Gestão Administrativa

Aprimorar as estruturas de governança e gestão estratégica, de modo a desenvolver os processos de trabalho inovadores e os mecanismos de gestão e de assegurar o alinhamento estratégico das contratações, garantindo condições adequadas de funcionamento e de segurança do Órgão e das pessoas, com suporte de sistemas digitais integrados de gestão de pessoal, de aquisições, de finanças, bem como os relacionados às atividades de compliance e gestão de riscos organizacional, que permitam a tramitação de processos e documentos e a prática de atos de gestão com maior rastreabilidade, segurança, confiabilidade, integridade, atualidade, celeridade, transparência e eficiência.

  • Alinhamento aos objetivos do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho: Fortalecer a Governança e a Gestão Estratégica.
  • Alinhamento aos macrodesafios do Poder Judiciário: Aperfeiçoamento da Gestão Administrativa e da Governança Judiciária.
  • Perspectiva: Processos Internos.

 

 

8 - Aperfeiçoar a gestão orçamentária e financeira

Assegurar a eficiência da gestão de custos vinculada à estratégia, por meio do funcionamento aperfeiçoado e universal de mecanismos de administração orçamentária e financeira, com dados íntegros sobre o planejamento e a qualidade da execução do orçamento.

  • Alinhamento aos objetivos do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho:  Aperfeiçoar a gestão orçamentária e financeira.
  • Alinhamento aos macrodesafios do Poder Judiciário: Aperfeiçoamento da Gestão Orçamentária e Financeira.
  • Perspectiva: Aprendizado e Crescimento.

 

 

 9 - Desenvolver e implementar modelo de gestão de pessoas

Implantar política de gestão de pessoas, alinhada à missão e às diretrizes estratégicas do Tribunal, por meio de práticas gerenciais e institucionais que visem: i) informatizar e racionalizar processos administrativos, ii) estimular o desenvolvimento de competências, iii) melhorar o desempenho, o engajamento e a integração dos trabalhadores; e iv) propiciar ambiente de trabalho saudável para promover bem-estar físico, psíquico e social.

  • Alinhamento aos objetivos do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho: Incrementar modelo de gestão de pessoas em âmbito nacional.
  • Alinhamento aos macrodesafios do Poder Judiciário: Aperfeiçoamento da Gestão de Pessoas.
  • Perspectiva: Aprendizado e Crescimento.

 

 

10 - Aprimorar a Governança de Tecnologia da informação e Comunicações - TIC e a proteção de dados

Garantir o aprimoramento, a integridade e a disponibilidade dos sistemas de informação e dos bancos de dados mantidos pela Justiça do Trabalho, por meio de mecanismos de controle consistentes, bem como a modernização de ativos e tecnologias que visem à implementação de grandes bases de dados e aplicação de inteligência artificial para a melhoria dos processos de trabalho e da qualidade dos serviços prestados à sociedade.

  • Alinhamento aos objetivos do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho: Aprimorar a Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC e a proteção de dados.
  • Alinhamento aos macrodesafios do Poder Judiciário: Fortalecimento da Estratégia Nacional de TIC e de Proteção de Dados.
  • Perspectiva: Aprendizado e Crescimento.

 

Última modificação em Segunda, 04 Julho 2022 17:41