As Metas Nacionais do Poder Judiciário representam o compromisso dos tribunais brasileiros com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, buscando proporcionar à sociedade serviço mais célere, com maior eficiência e qualidade.
Tradicionalmente as Metas Nacionais são votadas e aprovadas pelos presidentes dos tribunais no Encontro Nacional do Poder Judiciário, evento organizado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) que ocorre anualmente e que reúne a administração dos tribunais brasileiros.
Com o passar dos anos, o processo de formulação das Metas Nacionais passou a ser mais democrático e participativo, com maior transparência e envolvimento das pessoas.
A Justiça do Trabalho constitui um segmento do Poder Judiciário e lhe são atribuídas metas específicas, conforme detalhamento das metas no site do CNJ. Cada meta é mensurada por um Indicador Estratégico cujo detalhamento e fórmula são definidos a cada ano por meio dos Glossários da Cesta de Indicadores Estratégicos definidos pelo CSJT - versão 1.0 de 2021, versão 1.5 de 2022, versão 1.0 de 2023.
A seguir, é apresentado o gráfico de resultados das metas em 2023:
Fonte: Tableau - TRT10
- Meta 1 - Julgar mais processos que os distribuídos
- Meta 2 - Julgar processos mais antigos
- Meta 3 - Estimular a conciliação
- Meta 5 - Reduzir a Taxa de Congestionamento
- Meta 9 - Estimular a Inovação no Poder Judiciário
- Meta 10 - Promover a Transformação Digital – Justiça 4.0
- Meta 11 - Promover os Direitos da Criança e do Adolescente
- Meta 12 - Promover a saúde de magistrados e servidores
Resultado das Metas de anos anteriores